Toda solidariedade aos companheiros(as) da Federação Anarquista Gaúcha

Em mais um ato de violência e repressão aos que estão na luta ao lado do povo! Homens das forças de repressão, se apresentando como agentes da Polícia Federal, invadiram a sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG) no último dia 20 de junho. Sem ordem judicial, os cerca de 15 agentes apreenderam diversos materiais e também tentaram prender uma companheira.

Na sequência dos atos de repressão e criminalização, o governador Tarso Genro/PT do Rio Grande do Sul atribui à FAG crimes de ódio, chamando a organização de anarco-direitista.

Mas o governador não é único a criminalizar o movimento anarquista. A Polícia Militar do Rio de Janeiro, após a violenta desocupação da Aldeia Maracanã, procurou justificar seus atos afirmando que a existência de uma bandeira anarquista hasteada na Aldeia era a prova das intenções daqueles que lá estavam e que, por isso, o uso da força era necessário. O PSTU publicou um texto criminalizando os anarquistas e Zé Maria de Almeida, dirigente do PSTU e da CSP-Conlutas, publicou nota que atribui aos anarquistas a violência contra manifestantes partidários nos atos pela redução das tarifas do transporte público. Assim, o governador Tarso Genro/PT, a PM do Rio de Janeiro e o PSTU, fazem coro com a mídia burguesa criminalizando aqueles que sempre lutaram pela causa do povo.

A repressão contra a FAG não é inédita, em 2009, por ocasião das mobilizações contra o governo Yeda Crusius/PSDB, sua antiga sede já havia sido invadida pela polícia civil do Rio Grande do Sul.

Os militantes da União Popular Anarquista (UNIPA), repudiam toda e qualquer repressão aos que lutam e as tentativas, de quem quer que seja, de criminalizar o anarquismo. Estamos solidários aos companheiros e companheiras da FAG. Afirmamos que todos esses atos de violência do Estado, do Capital e dos reformistas só aumentam nossas convicções, e a certeza da estratégia da ação direta na luta reivindicativa e a organização da autodefesa de massas para as manifestações de rua.

 Avante anarquistas!

Não a criminalização dos lutadores do povo!

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Toda solidariedade aos companheiros(as) da Federação Anarquista Gaúcha

  1. Anderson disse:

    Boa noite… Meu nome é Anderson, eu sou de São Paulo e hoje estou um tempo em Boa Vista-RR… Desde a minha adolescência na periferia paulistana que estou entre aqueles que lutam diariamente por uma sociedade que não seja esta que aí está. Tenho respeito por todos os movimentos sociais que lutam pelo mesmo ideal… E sei perfeitamente o quanto que sofremos perseguição e violência… Queria saber a fonte na qual o PSTU criminaliza os movimentos anarquistas, porque isso seria por si só um absurdo que merece ser discutido e evitado, afinal de contas esse partido possui militantes honestos que realmente acreditam nas bandeiras que levam e tal como todos nós (creio sinceramente), seriam capazes (como já ocorreu) de morreram em nome da luta que travam contra o capitalismo. Desde já agradeço qualquer resposta, obrigado.

  2. Acabei achando esta nota de retratação na internet: http://www.pstu.org.br/node/19514

  3. Pingback: [CAB] Chamada de solidariedade à Federação Anarquista Gaúcha | FARJ

  4. Pingback: [CAB] Chamada de solidariedade à Federação Anarquista Gaúcha | coletivoanarquistalutadeclasse

  5. Pingback: » [CAB] Chamada de solidariedade à Federação Anarquista Gaúcha Coletivo Anarquista Bandeira Negra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s