Surge novo pró-núcleo da UNIPA em Goiás!

gyn

Pró-núcleo bakuninista se forja nas lutas de junho (Foto:Goiânia,2013)

As jornadas de luta iniciadas em maio/junho em Goiás trouxeram novo fôlego para a discussão do socialismo, demonstrando que a atuação das massas é o real sujeito da transformação social. Em poucos dias vimos surgir diversas manifestações de imensas proporções, tomando as ruas de maneira combativa por todo o país. O estopim dessas lutas foi a questão do aumento da tarifa do transporte público, no entanto, outras necessidades do povo logo foram reivindicadas, demonstrando a insatisfação dos trabalhadores com as injustiças do capitalismo. Ao mesmo tempo que demonstraram a força dos trabalhadores, ficou evidente também a insatisfação popular com o parlamento burguês e com os partidos legais de esquerda, que há várias décadas têm sufocado a luta do povo, através do reformismo e governismo, conduzindo os trabalhadores a seguidas derrotas.

As décadas de hegemonia dos partidos reformistas como condutores das organizações de massas, somada à revolta do povo, evidenciaram certa dificuldade de organização frente a resposta repressiva dada pelo Estado. Esse cenário ilustra perfeitamente a necessidade da organização específica, que consiga nortear os movimentos de massa, de modo que estes não sejam capitulados pela reação ou simplesmente se dissolvam. Apontando para essa necessidade de uma organização política que forneça um norte plausível para que as lutas populares se intensifiquem, de modo a surgir uma situação revolucionária, a União Popular Anarquista (UNIPA) demonstrou grande avanço dando a devida importância ao desenvolvimento da teoria ligada à análise da realidade local, de modo que táticas e estratégias tragam a devida efetividade para a prática.

O bakuninismo defendido pela UNIPA demonstrou grande superação ao confusionismo ideológico produzido pelo ecletismo, que tanto contribui para a perda de consistência da ideologia anarquista. A perda de consistência ideológica e teórica, tem levado o ecletismo a reboque dos setores governistas e paragovernistas, demonstrando que de modo algum conseguem se apresentar como alternativa às organizações políticas da esquerda tradicional, sem a capacidade de fornecer um norte prático para a luta de classes. A UNIPA tem caminhado firmemente na construção de um programa revolucionário, através da clara demarcação da ideologia, formulação de uma teoria que compreenda a realidade e que seja a base para a aplicação estratégica na prática.

Por entender o importante passo que a UNIPA tem dado, demonstrando a correta construção da teoria e prática, e a necessidade desse avanço a nível nacional, afirmamos o surgimento de um pró-núcleo da UNIPA em Goiás, com a perspectiva de avanço da luta, rumo à vitória do socialismo revolucionário.

Avante UNIPA!

Viva o Anarquismo Revolucionário!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Surge novo pró-núcleo da UNIPA em Goiás!

  1. Adilson Correia de Lima disse:

    Só a luta muda o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s