ROJAVA: Novas vitórias da Revolução contra o Estado Islâmico (ISIS)

Publicado no Causa do Povo nº 72, jun/jul 2015

Combatente do YPJ

Combatente do YPJ

Junho foi importante para a Revolução em Rojava. 10 aldeias e a cidade de Girê Spî foram libertadas pelo YPJ. Essa conquista permite a integração territorial, e limita o acesso do Estado Islâmico à Turquia.


As Unidades de Proteção Popular e Feminina (YPG e YPJ, respectivamente) seguem impondo derrotas ao Estado Islâmico (ISIS).

A libertação total da cidade de Kobane em janeiro de 2015 significou uma das maiores vitórias desde o início da guerra. Desde então as milícias seguiram combatendo e avançando no front, enquanto na retaguarda há a árdua tarefa de reconstrução da vida social.

Operação Comandante Rubar Qamishlo

Junho foi muito importante para a ofensiva curda contra o ISIS. O avanço das forças YPG/YPJ fazem parte da “Operação Comandante RubarQamishlo” iniciada em maio e que chegou a 44 dias em 19 de junho.

No dia 03 de junho o YPG libertou 10 aldeias e matou 45 jihadistas em Kobanê e Cizîr (Jazira). No dia 15 de junho a maior vitória foi alcançada pela Operação: a cidade de Girê Spî (Tel Abyad) foi libertada das “gangues” do ISIS!

Essa vitória conquistou a integração territorial entre os dois Cantões de Rojava, Kobane e Cizîr, sem conexão entre si desde o início da guerra. Além disso, também impediu o acesso do ISIS à fronteira turca.

A Turquia segue apoiando o ISIS

Apesar do discurso “pró-ocidente” e de compor a Coalizão Internacional (dirigia pelos EUA), a Turquia segue apoiando os jihadistas do ISIS. Esse jogo dúbio faz parte da estratégia imperialista para região, que tampouco quer a libertação revolucionária dos territórios.

 A Revolução de Rojava Vencerá! Morte ao Imperialismo e ao Estado Islâmico! Pelo Socialismo e Autogoverno!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s