Via Combatia – uma revista de teoria política anarquista

vc

 

Para contribuir na formação política militante, estaremos relançando todas às sextas-feiras no site da Unipa os artigos da revista Via Combativa. Acompanhe!


A Via Combativa é uma revista de teoria política bakuninista editada pela União Popular Anarquista comprometida em resgatar o anarquismo enquanto ferramenta de interpretação e transformação revolucionária da sociedade. Suas edições e artigos sistematizam importantes discussões teóricas dos militantes e organizações clássicos e contemporâneos (Proudhon, Bakunin, Varlin, Makhno, Arshinov, Durruti e etc.), e suas experiências históricas.

Mas não se basta em “teorizar”. Através da Revista, buscamos sair de um marco dos debates estritamente conjuntural e historicista e avançar na construção de uma crítica anarquista, um pensamento voltado para a ação histórica emancipatória. Entendemos, dialeticamente, que a verdadeira teoria começa com a prática política enquanto desenvolvimento do conjunto de teses, conceitos e método de análise à história e sociedade.

Assim, Via Combativa é um instrumento que visa difundir uma teoria e uma linha para a ação política revolucionária entre militantes e a classe trabalhadora em geral. É com a finalidade de contribuir na formação política dos militantes combativos e revolucionários que estaremos relançando todas às sextas-feiras no site da Unipa os artigos da Via Combativa.

Alguns temas estão presentes, como sobre a participação dos bakuninistas na Primeira Internacional dos Trabalhadores (AIT); a filosofia bakuninista e o método materialista sociológico; a teoria do Estado; o anti-estatismo e a Comuna de Paris; teoria da organização política; forças coletivas e classes sociais; o debate entre plataformistas e sintetistas; analise do desenvolvimento capitalista no Brasil; a teoria anarquista da revolução brasileira; sindicalismo de Estado; o papel da educação e da categoria estudantil na sociedade; a análise sociológica do Levante de Junho de 2013; e debates sobre anarquismo e questão agrária.

Esperamos que a Via Combativa e o relançamento de seus artigos possam ser um instrumento de estudo entre coletivos e indivíduos e um compromisso com a Revolução Social, quer dizer, a emancipação integral da humanidade.

Anarquismo é luta!

Preparar a Insurreição da Classe Trabalhadora!

* **

Acesse aqui as edições de Via Combativa na íntegra.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s