CURDISTÃO | Fim do cessar-fogo entre PKK e Turquia impõe uma nova etapa da luta revolucionária na região

Entenda e acompanhe a luta do povo curdo e a experiência revolucionária de Rojava, acesse: uniaoanarquista.wordpress.com/tag/rojava/

Entenda e acompanhe a luta do povo curdo e a experiência revolucionária de Rojava, acesse: www.uniaoanarquista.wordpress.com/tag/rojava/


CURDISTÃO | Fim do cessar-fogo entre PKK e Turquia impõe uma nova etapa da luta revolucionária na região

Desde a construção de Rojava, território livre correspondente ao Curdistão sírio, e o início dos conflitos entre as milícias curdas (YPG, YPJ) e o Estado Islâmico, a Turquia mantêm uma posição oficial neutra, porém, apoia veladamente os jihadistas do Estado Islâmico (ISIS).

A situação se tornou mais grave após o atentado a bomba em Suruç, no dia 20 de julho, que matou mais de 30 militantes pró-curdos. Imediatamente após o atentado as massas populares tomaram as ruas denunciando a colaboração do Estado Turco com o ISIS. A resposta da Turquia foi repressão policial-militar.

No final de julho, juntamente com o anúncio da entrada da Turquia na guerra contra o ISIS, foi rompido o cessar fogo entre a Turquia e a guerrilha curda PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão). O objetivo era divulgar ao mundo que estava lutando contra o ISIS, mas na verdade realizar uma série de operações em solo sírio e iraquiano contra as milícias curdas.

Desde então muitos revolucionários e pessoas comuns foram assassinados pelo exército turco. Bairros inteiros de população curda foram bombardeados. E como resposta às reivindicações populares o Estado Turco vem aumentando a repressão policial aos lutadores e organizações turcas solidárias a Rojava e a autodeterminação dos povos.

Mas a resistência popular é indestrutível. Na caminhada revolucionária os inimigos do povo e oportunistas vão mostrando sua cara, assim foi com o Estado turco, com a burguesia curda do KRG (Curdistão Iraquiano) e com o imperialismo ianque. Isso coloca novos desafios para o povo, mas de forma alguma impede a sua vitória. Na verdade, novas operações vitoriosas estão em curso contra o Estado Islâmico e contra o Estado Turco.

*Texto publicado no Causa do Povo nº73 – Set/Out/Nov de 2015

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s